terça-feira, 28 de junho de 2011

Ahhhh a Papinha?????


Quantas dúvidas existem na cabeça das mamães em relação a papinha do bebê, muitas amigas me perguntam e me procuram pra dar dicas então vamos lá:
A idade correta para introduzir a dieta pastosa na rotina do bebê é aos 6 meses de idade, a partir daí começam a se introduzir os sucos e frutas aos poucos, peneirados, ou amassados geralmente entre as principais mamadas até o horário do almoço para facilitar a digestão,e é normal o entra e saí da boca o tempo todo rsrsr...
É necessário manter a criança sentadinha para evitar o refluxo e possíveis engasgos.
Os sucos devem ser naturais, frescos, ingeridos até duas horas após o preparo, em temperatura ambiente, bem peneirados, preferencialmente sem açúcar, podem conter frutas e legumes, existem sucos laxativos como: pêra, mamão com laranja, cenoura com laranja, e outros que ajudam a firmar as evacuações do bebê como: beterraba com laranja, maçã, goiaba.
Muitas mamães acabam por comprar aquela papinha da farmácia, ou do mercado que vem pronta e perdem a melhor parte da maternidade, o cuidado e carinho que o bebê adora tanto, nada se compara a papina fresquinha preparada pela mamãe e o cheirinho gostoso que ela deixa no ar.
De mamãe para mamãe minhas receitinhas: prefira legumes da época, mesmo que você não goste introduza na alimentação do seu filho, pois a educação alimentar e os bons hábitos vêm da mamãe, escolha legumes e verduras que os sabores combinem como abóbora, cenoura, inhame, batata, tomate, mandioquinha, couve entre outros... Para cada refeição de preferência a dois ou três legumes ou verduras por vez, pode-se introduzir carnes como frango e carnes vermelhas bem cozidas em pequenas quantidades, sal deve ser uma coisa bem dosadas em quantidades mínimas, os legumes antes de bem cozidos podem ser refogados com cebola, alho, salsinha e azeite em pequenas quantidades, deve ser colocado algum cereal como arroz integral ou massas como macarrão de cereais, depois de pronta a papinha pode ser usada até 1 dia se armazenada na geladeira, não deve ser aquecida no microondas para não perder o valor nutritivo, e lá vai a dica mestra, nunca, NUNCA bata no liquidificador a papinha deve ser peneirada com uma peneira bem estreita e de acordo com o desenvolvimento do bebê se introduz uma peneira cada vez mais larga, até o uso do garfo para amassar somente, se oferta a refeição em temperatura ambiente ou levemente morna.
As refeições iniciam-se apenas com o almoço e com o passar dos dias se oferece o jantar ao bebê só até as 17 horas da tarde para facilitar a digestão.
Trinta minutos antes das principais refeições podem ser oferecidas aos bebês frutas com alto teor de vitamina C como laranja, mamão e goiaba para ajudar na metabolização do ferro ingerido na papinha.
Não se deve oferecer nenhum alimento que contenha leite (lactose) para complementar a refeição ou trinta minutos antes ou depois da refeição, pois a lactose dificulta a absorção de ferro.
E eu vou contar um segredo pra vocês acostumei tão mal o João com a papinha fresquinha e cheirosa da mamãe que até quando ia sair tinha que levar nossa marmita, ele não aceitava comer outra coisa rsrsr...
E ele não costumava regurgitar e ficar cuspindo como os bebês fazem normalmente era da colher para boca e da boca direto ao estômago rsrs
E ficam aí as dicas cheias de desejos de que os bebês lindos de vocês sejam apaixonados pela comida da mamãe!

2 comentários:

Renata disse...

Hahahaha, adoreeeeeiiii a história do João no cinema!!! Morri de rir!!!! QUE FIGURA!!!!
Bjs, Re

Déia disse...

Que ótimas dicas!!
O Leo ta nessa fase de papinhas... ele adora!!!
Qdo vai ver seu sobrinho?
bj