sábado, 31 de outubro de 2009

Será que você higieniza corretamente sua casa?


(fotografia do Portal FIOCRUZ)


Todos nós sabemos que aqui no caso de São Paulo a SABESP trata a água como ninguém, mais só depois de passar pela cidade inteira ela chega a sua casa! Então devemos ter cuidados redobrados para proteger nossas famílias.
A hepatite A e E é transmitida por um vírus que pode estar presente em uma caixa da água suja, na água contaminada e em alimentos mal lavados, daí vem a preocupação, na higienização correta.
Água deve ser fervida antes de ser consumida, sabendo-se que o vírus da hepatite sobrevive a temperatura de 70°c graus.
Caixas de água devem ser limpas bimestralmente, com água sanitária.
E alimentos como frutas e verduras, mesmo as que contenham cascas devem ser deixadas de molho em água sanitária por 15 minutos.
Existe ainda o preconceito e muitos se perguntam:
-Aí mais vai ficar com cheiro de água sanitária ekaaaaa...
Vamos à dica:
Se for feita uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água não vai ficar com odor nem sabor.
Para limpar a casa pode ser usada a mesma solução, a água sanitária diluída nessa quantidade tem o mesmo poder de desinfecção que pura e pensando também na economia doméstica, lógico só vale aquela água sanitária comprada no mercado com registro de qualidade!
Para limpar o vaso sanitário ou mesmo o chão utilize primeiro o sabão de forma mecânica (esfregando), retirando assim sujidades, depois aplique a fórmula de água sanitária, pois a mesma em contato com o sabão perde seu poder de desinfecção, então não utilizem de nenhuma forma os dois juntos.
Usar vinagre não mata bactérias e vírus que possam estar nas verduras e legumes como se acredita, o que o corre é que o vinagre faz uma pressão entre sujidades (pulgões, larvas) as liberando, mais não promove assepsia.
Sempre que for convidado a visitar a cozinha de um restaurante pergunte como são lavadas as hortaliças e se não for usado água sanitária, não o freqüente mais.
Ambulantes que vendem comida, sempre preste muita atenção na higienização preservem sua família.
Em caso de creches e escolinhas, seja um pai presente verifique a cozinha e pergunte sobre a limpeza da caixa de água é um direito seu. Vamos todos fazer a nossa parte e erradicar a doença!



VOCÊ SABIA?
Que a carne antes de ser frita deve ser pré-cozida, por que o centro acaba ficando meio cru, e o vírus da hepatite permanece vivo quando não se atinge a temperatura de 70°c no centro.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A ENFERMEIRA:


Enfermeira não anda, DEAMBULA...
Não fuxica, FAZ ANAMNESE...
Não fica feliz, APRESENTA PARÂMETROS ELEVADOS DE
NEUROTRANSMISSORES DO BEM
ESTAR (SEROTONINA,DOPAMINA,
NORADRENALINA, ENDORFINAS..)...
Não pensa, REALIZA RACIOCÍNIO CLÍNICO INVESTIGATIVO...
Não incha, tem EDEMA...
Não tem coceira,TEM PRURIDO....
Não se apega, ESTABELECE VÍNCULOS...
Não fica doente, MANIFESTA SINAIS/SINTOMAS...
Não sente dor, APRESENTA ALGIA...
Não falta no emprego, OCORRE UM ABSENTEÍSMO...
Nâo tem sono demais, APRESENTA LETARGIA...
Não fica de ressaca, APRESENTA VASODILATAÇÃO E DESIDRATA
POR INIBIR ADH...
Não pratica atividades físicas, favorece RETORNO VENOSO,
OXIGENAÇÃO CELULAR,
REMODELAÇÃO ÓSSEA E RESISTÊNCIA
CARDIVASCULAR...
Não conversa, ESTABELECE COMUNICAÇÃO VERBAL...
Não fica gorda, DESENVOLVE OBESIDADE POR DISLIPDEMIA...
Não trabalha, EXECUTA HABILIDADE COGNITIVA
TEÓRICA-PRÁTICA...
Não briga, DIVERGE COM FUNDAMENTAÇÃO...
Não ouve, AUSCULTA...
Não beija, compartilha MICROBIOTA NORMAL DA CAVDADE ORAL...
Não impõe, exerce LIDERANÇA...
Não faz sexo, satisfaz NECESSIDADE FISIOLÓGICA HUMANA BÁSICA...
Não bebe cerveja, faz INGESTA ETÍLICA...
Não escreve, PRESCREVE...
Não organiza, SISTEMATIZA...
Não fica ansiosa, tem DESCARGA ADRENÉRGICA EXACERBADA...
Não arrota... Apresenta ERUCTAÇÃO...
Não tem azia... TEM PIROSE...
NÃO tem dores de cabeça...apresenta CEFALÉIA...
Não sangra ao machucar... Apresenta EXSUDATO SANGUINOLENTO
DRENANDO EM GRANDE QUANTIDADE...
Não "ampara", oferece SUPORTE EMOCIONAL...
Não dá remédios, ADMINISTRA MEDICAMENTOS...
Não é fumante, é TABAGISTA...
Não joga fora, DESPREZA...
Não usa camisinha, USA MÉTODO CONTRACEPTIVO DE BARREIRA...
Não limpa com álcool, faz ANTISSEPSIA ou DESINFECÇÃO...
Não se apaixona, tem AMORES PLATÔNICOS...
Não é saudável, MANTÉM HOMEOSTASIA CORPORAL...
Não lê manuscritos médicos, CONTEXTUALIZA...
Não acrescenta cuidado na prescrição de Enfermagem, IMPLEMENTA...
Não trabalha junto, trabalha em EQUIPE...
*Não trata, CUIDA... *
não gosta do que faz, AMA!!!

(autor desconhecido)

Minha inspiração de publicar veio da Natália do "Se" Beijão minha querida!
Amigos estou meio sem tempo mais logo publico algo meu, muitos beijinhos e uma ótima semana á todos!

sábado, 17 de outubro de 2009

MEU ANIVERSÁRIO




No dia 17 de outubro de 1987 nascia uma Juliana que era para ser Bruna, pois é meu nome foi escolhido através de um sorteio heheheh... Foi mais ou menos assim:
No seu aniversário, gostaria de fazer uma homenagem a você, desse jeito todos vão conhecer um pouquinho de você.
Aos meus 18 anos resolvi engravidar, já me achava adulta, fui tentando até que realmente descobri que estava grávida, namorava seu pai há um ano e meio.
Quando dei a noticia a ele nos separamos, não tinha coragem de contar a minha família que estava grávida, com dois meses e meio contei a meu pai que revoltado me pediu que abortasse, eu disse que estava gestante há quatro meses e que seria perigoso.
Seu pai ao me ver com vestido de gestante chorou pediu desculpas e voltamos, o tempo foi passando e eu tinha sempre que estar em repouso, tinha muitas contrações me dediquei 8 meses só a você.
Fui ajudar sua tia e organizei a casa, meia noite do dia 16 entrei em trabalho de parto, mais fui ao medico só no dia 17 já as 10:00h , no carro estavam seu pai, sua tia e sua avó e eu.
Fomos o mais depressa possível naquele dia o transito estava parado e ficamos bem no meio dele, foi quando minha irmã avistou um motoqueiro e disse a ele que tinha uma pessoa no carro passando mal, ele por sua vez avistou um fusca da policia, o policial veio ao meu encontro me pegou no colo e com a pressa não notou que eu estava grávida então me jogou por cima do ombro, seu pai gritava com ele, todo mundo saiu dos carros. Naquela situação eu não sabia se chorava ou sorria, corremos para o hospital a todo vapor com a sirene ligada e tudo mais, subíamos e descíamos as calçadas.
Chegando lá o guarda discutia com a enfermeira sobre me levar de maca ou cadeira de rodas, pois ele havia apertado com força minha barriga.
Dali uma hora e meia você nasceu de um parto fórceps horrível, desse dia em diante posso dizer que do meu jardim surgiu uma flor meiga e lindinha VOCÊ!!!!!!!!
Muitos beijos e que Deus possa te dar tudo aquilo que eu não pude.
Da sua Mamãe Cristina
E essa sou eu, amo animais, crianças, bebês, plantas. Sou sempre amiga e brincalhona amo demais minha família mamãe, papai, padrasto (papi é eu tenho dois heheh..), meu amado filho Tutu, e também meus cachorros Melmam lingüiça, a Pequena minha Fila que encontrei na rua e Bruno e Marrone kkkkkk... Vai aí pra vocês conhecerem minha música favorita!
Amo demais meus queridos amigos da faculdade, meus pacientes e amigos!
Sou mamãe, uma dona de casa dedicada, autodidata, graduando de enfermagem e tantas outras coisas que vocês ficariam espantados, afinal todos somos um pouquinho de tudo.
Muitos beijinhos aos meus mais novos amigos: Vocês que me acolheram com todo o carinho do mundo OBRIGADO, e continuamos a promover a saúde

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NUTRIÇÃO


Os conceitos de nutrição baseiam-se na:
Lei da quantidade (não adianta comer o insuficiente).
Lei da qualidade (devem-se diversificar os nutrientes).
Lei da harmonia (deve haver combinações corretas).
Lei da adequação (deve se ingerir alimentos de acordo com suas necessidades pessoais).
Numa dieta comum, sem adequação de necessidades especiais como diabetes, hipertensão e outros... Um indivíduo deve consumir:
55% de carboidratos (Energéticos), massas, batata, açucares, arroz, milho e etc.
40% de reguladores (Vitaminas, fibras, minerais e água.), frutas, verduras, legumes e etc.
15% a 20% de proteínas (Construtores), leite, derivados do leite, carnes, ovos, soja, feijão e etc.
20% a 25% de lipídios (Energético extra), óleos e oleaginosas e etc.
Muitos vivem de dietas e se privam de doces entre outros, o segredo está na quantidade e adequação, não é necessário privar-se de nada!
O prato mais comum do dia-dia do Brasileiro está extremamente adequado, há um componente de cada nutriente em geral, a dieta deve ser distribuída em seis refeições diárias.
Uma dieta correta baseia-se também na quantidade de exercício físico praticado, uma pessoa sedentária não deve ingerir grande quantidade de carboidratos, pois não haverá um grande gasto de energia, o que gera as tão odiadas gorduras localizadas.
Vale lembrar também, que não deve haver o uso de adoçantes por pessoas que não possuam necessidades especiais como diabetes, pois o organismo necessita de glicose, e pode haver um distúrbio relativo à falta do nutriente, o açúcar deve ser usado em pequenas quantidades, assim como o sal.
Alimentos diet. muitas vezes possuem o dobro de calorias a mais que os alimentos normais para compensar a ausência do açúcar, então como podem ser usados em uma dieta para emagrecimento? Eles foram desenvolvidos especialmente para pessoas portadoras de diabetes.
Os alimentos para serem considerados light de acordo com a ANVISA devem conter no mínimo 25% de redução de um nutriente, podendo ser ele qualquer um (vitaminas, minerais e etc.), mas o mais comum na redução são as gorduras.
Aí vai uma dica, fim de semana pode comer aquele brigadeiro, torta, bolo mais uma fatia pequena de modo a saciar o desejo. Uma mulher bonita não é aquela que se adéqua a um padrão de beleza magra esquelética, estamos no Brasil mulheres bonitas aqui tem um corpo normal bem torneado e cheio de curvas, por esse motivo somos admiradas em outros países.
Sem crises e sem distúrbios alimentares, praticando uma caminhada de 40 min. Ao fim ou ao começo do dia estaremos sempre em dia com a balança!

VOCÊ SABIA?
Que quando há histórico de hereditariedade da diabetes, se o individuo praticar uma caminhada diária ele reduz 50% às chances de desenvolver a doença.

domingo, 4 de outubro de 2009

Selinho do diário

Este vai para amiga MARI do blog minhashistoriasinfantis.blogspot.com um espaço muito lindo voltado as crianças, pais e educadores parabéns!
Beijinhos Mari