domingo, 27 de setembro de 2009

RESISTÊNCIA BACTERIANA


É quando uma bactéria é resistente a certos tipos de antibióticos.
Começa assim, quando um indivíduo está infectado e administra inadequadamente um antibiótico, a bactéria torna-se resistente a ele.
Como?
Restam às bactérias que sobreviveram ao antibiótico e a partir delas se reproduzem novas com genes que podem também ser transmitidos de bactéria para bactéria da mesma espécie ou até de outras espécies as quais serão resistentes ao mesmo antibiótico.
Como evitar?
Nunca se automedique, sempre administre antibióticos em horário e dose correta.
Remédio só com prescrição médica, não serve a do balconista da farmácia ou mesmo do farmacêutico, pois os mesmos não conhecem o histórico do paciente.
Estudos indicam que nos próximos dez anos muitos antibióticos não terão mais eficácia, pelo mau uso e venda indiscriminada.
Certifique se sempre se o seu médico está atualizado em relação à antibiocoterapia, e não influenciado por um representante de laboratório, muitas vezes eles mostram as maiores novidades, ou seja, antibióticos de ultima geração, que acabam afetando as bactérias e tornando as mais resistentes.


VOCÊ SABIA?
Que um médico só pode prescrever os antibióticos que matam bactérias de maior incidência no seu hospital, não é aleatoriamente como numa automedicação, o hospital tem um quadro (protocolo) com os que devem ser prescritos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MINHA ESTRELA GUIA


Existe um ditado que diz:
O fruto sempre cai perto da árvore.
Comigo funcionou mais ou menos assim, calma eu explico:
Fiz o voluntariado no hospital onde minha mãe trabalha a mais de 10 anos, ela é auxiliar de fisioterapia, faz massagem em queimados.
Certa vez fui visitar uma paciente de 70 anos que estava cega por culpa da diabetes, ao entrar no quarto eu disse um oiiiiiiii.... Bem comprido como de costume, ela me disse que só enxergava vultos na claridade, então fui abrir a janela, quando ela me viu disse Cristininha você veio me ver?
Eu respondi:
Não é Juliana, filha dela.
Ela respondeu:
-Você está tentando me enganar Cristininha.
Todos começaram a rir no quarto, ela pediu pra eu chegar bem perto, e começou a tatear meu rosto daí falou de novo:
-Cristininha é tão bom te ver, você cuidou de mim tão bem!
Ela abraçou-me, eu fiquei quieta né, não tinha nem o que falar me pediu para voltar depois eu concordei e fui embora.
Mais tarde quando entro no quarto dela, o filho a acompanhava ela disse novamente.
- A Cristina está aqui você viu ela? Veio me ver.
Ele respondeu que não era minha mãe e sim eu!
Ela perguntou se nós queríamos engana – lá!
E foi com a minha mamãe, essa mulher maravilhosa que eu aprendi a compaixão e a caridade, por que nossas amizades devem ser cultivadas, como a semente da parábola do semeador, pois em areia rasa ela não cresce, tão pouco em meio aos espinhos e pedras, mais em terra preparada ela floresce e uma pessoa que nos estende a mão em uma hora em que estamos fragilizados é sempre lembrada com amor e carinho!
No dia 22 desse mês é o aniversário da minha estrela guia a mulher mais linda que eu conheço por dentro e por fora a minha mamãe Cristina!
Manhhhêeee..... Como falo sempre te amuuuuuuuuuuuuuuuuu....

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SELINHO DO DIÁRIO

As regras são:
Enviar para os blogs que fazem bem a sua saúde, ou seja, os preferidos.
E aí vão para:
A autentica e cheia de personalidade Juuuuuu... http://merdafalei.blogspot.com/.
O meu adorado amigo e perseguidor Manoel é óbvio http://blogdoobvio.blogspot.com/.
A pequena do grandão a Déia nossa psicóloga http://depoisdodiva.blogspot.com/.
O amigo Nicholas cheio de temas interessantes http://nicholasgimenes.blogspot.com/.
Uma moça muito fashion a Chrissie http://antesfashiondoquenunca.blogspot.com
Uma pessoa cheia de novidades dos famosos a Dila http://dilanajanela.blogspot.com
Uma graduando de psicologia muito humanizada a Natália http://seosenaotivesseficadosonose.blogspot.com/
Uma designer de jóias lindas http://in-vestida.blogspot.com/.
Uma assistente social especial a Elane http://elanerebello.blogspot.com/.
O futuro enfermeiro André http://materialenfermagem.blogspot.com/.
Minha amiga jornalista Celamar http://meuqueridoamigocafa.blogspot.com/.
Amiga Dayane http://semtransito.blogspot.com/.
Uma mamãe que quer mudar o mundo http://elaquermudaromundo.blogspot.com/.
Uma pessoa Fofa http://coisasdefofa.blogspot.com/.
Uma pessoa curiosa e legal http://curiosolegal.blogspot.com/.
Andrea Berger sempre atenciosa http://andreabergermaringa.blogspot.com/.
Uma moça com batom vermelho http://batom-vermelho.blogspot.com/.
Nicole com carinho http://acefalando.blogspot.com/.
Uma médica especial Andrea Pio http://entrelinhasdamedicina.blogspot.com/.
Thais na África http://avidaaposaafrica.blogspot.com/.
Moças que sofrem de TPM aguda http://tpm-aguda.blogspot.com/.
A todos muitos beijinhos e espero que gostem!

domingo, 13 de setembro de 2009

ATENÇÃO-A MAIOR PROVA DE AMOR


Uma época em que fui extremamente realizada em minha vida, foi quando participei de um voluntariado em um hospital publico, conheci diversas pessoas, de idades diferentes, participei da vida delas e conheci historias lindas, tristes e cheias de felicidade.
Numa dessas visitas ao hospital conheci um senhor de 85 anos que tinha pneumonia, estava bem doente e se recusava a comer.
Eu entrei no quarto, ele tinha acabado de sair do banho ficou envergonhado, pois estava de camisola hospitalar, logo me apresentei e disse um oiiiiii assim bem comprido.
Ele relatava falta de apetite por solidão, disse que quase não se alimentava, pois morava só e não tinha vontade de cozinhar, perguntei-lhe sobre sua esposa, ele respondeu bem assim:
-Tu achas que se minha mulher estivesses viva. Eu não estaria assim tão doente, ela era tudo pra mim, a melhor do mundo!
Era português, me apeguei demais a ele por que eu cuidava de uma senhora portuguesa que faleceu.
Passei horas conversando com ele até, que quando reparei não havia mais comida no prato.
Seu filho mais velho tinha sofrido um derrame e estava em estado vegetativo, à filha mais velha queria vender a casa dele, como ele não aceitou, ela nunca mais apareceu, me contou que estava sempre só, e que se sentia mal.
Eu sempre ia visitá-lo e prometi que iria vê-lo quando tivesse alta e fosse para casa.
E foi assim, certa vez ele me confidenciou que fazia tempo que não comia bacalhau, era páscoa, prometi que levaria na casa dele no domingo de páscoa o peixe.
Quando o chamei no portão, ele não se lembrava de mim, ficou assustado, mais logo recordou, comeu bastante bacalhau.
Agradeceu sorrindo, morava só em uma casa enorme, disse que pensou que eu não o visitaria que me esqueceria dele como todos fizeram.
Eu disse a ele que sou diferente, que nada substitui a amizade que construímos.
E nada substitui a atenção com os idosos, eu particularmente tenho preferência por trabalhar em pediatria ou neonatologia, mais a geriatria é toda especial.
Eu também tive o prazer de conhecer outro senhor, ele tinha Alzheimer, não se lembrava nem da esposa, tinha sofrido muito, a família o internou em uma casa de repouso, lá ele sofria maus tratos, tinha marcas de agressões só falava quatro palavras:
Gostoso, gostosinho e vou trabalhar.
Sempre que eu ia vê-lo ele me abraçava, mais teve um dia em especial, dei o almoço a ele e saí do quarto, mais tarde na hora do jantar voltei, quando ia entrar no quarto ele me viu na porta e disse ao acompanhante de quarto:
-Você viu?
O acompanhante perguntou o que?
Ele disse:
-Aquele anjo, de rosa veio me visitar de novo, como ela é linda, você viu era um anjo.
Ele me abraçou quando cheguei perto, todos que estavam no quarto ficaram emocionados ele praticamente não falava.
Esse sentimento bonito que a atenção aos semelhantes nos traz deve ser sempre propagado.
Já que estou falando sobre o meu voluntariado, gostaria de homenagear algumas das minhas companheiras a Graça, Neide, e Vera, mulheres maravilhosas que me ensinaram a amar demais aquelas pessoas especiais que passaram em nossas vidas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

COMUNICADO

Venho por meio de esta informar meus queridos amigos e seguidores que não posso prescrever medicações nem doses isso não faz parte da competência da equipe de enfermagem.
Peço desculpas, e enfatizo que nada substituí uma consulta medica, por que o medico faz um levantamento do histórico deste paciente e exames para controle de efeitos medicamentosos.
Meu papel é orientar, então duvidas relacionadas a medicações, efeitos, cuidados, primeiros socorros, doenças e corpo humano em geral podem e devem ser encaminhadas a mim, prometo responder a todas assim que possível.
Há todos, muito obrigada pela atenção e sejam sempre bem vindos ao meu Diário! Beijos.
Juliana Migliorati.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ABORTO!


Na semana passada ao abrir meu Orkut, nas minhas comunidades havia uma escrita “Eu sou a favor do aborto”, fiquei assustada, nunca participaria de uma comunidade dessas!
Não, eu não sou a favor do aborto, sou a favor do uso de métodos contraceptivos e estou à disposição de todos para sanar duvidas a esse respeito. SEXO SEGURO E CONCIENTE, SEMPRE!



PRESIDENTE DO URUGUAI VETA A LEI DO ABORTOO texto oficial do veto somente foi publicado na tarde da sexta feira 14 de novembro de 2008, no site da Presidência da República. O documento é um exemplo para o Uruguai e para o mundo. "HÁ CONSENSO", afirma no documento o presidente Tabaré Vazquez:
"DE QUE O ABORTO É UM MAL SOCIAL QUE DEVE SER EVITADO. TODAVIA, NOS PAÍSES EM QUE O ABORTO FOI LEGALIZADO, SUA PRÁTICA AUMENTOU. NOS ESTADOS UNIDOS, NOS DEZ PRIMEIROS ANOS, O NÚMERO DE ABORTO TRIPLICOU, E O MESMO NÚMERO ACONTECEU NA ESPANHA A LEGISLAÇÃO NÃO PODE DESCONHECER A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DA VIDA HUMANA EM SUA ETAPA GESTACIONAL, TAL COMO DE MANEIRA EVIDENTE É REVELADO PELA CIÊNCIA. A BIOLOGIA EVOLUIU MUITO. O VERDADEIRO GRAU DE CIVILIZAÇÃO DE UMA NAÇÃO MEDE-SE PELO MODO COMO SÃO PROTEGIDOS OS MAIS NECESSITADOS. POR ISSO DEVE-SE PROTEGER OS MAIS DÉBEIS. PORQUE O CRITÉRIO JÁ NÃO É MAIS O VALOR DO SUJEITO EM FUNÇÃO DOS AFETOS QUE SUSCITA SOBRE OS DEMAIS, OU DA UTILIDADE QUE OFERECE, MAS O VALOR QUE RESULTA DE SUA SIMPLES EXISTÊNCIA. ESTA LEI AFETA A ORDEM CONSTITUCIONAL E OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS POR NOSSO PAÍS EM TRATADOS INTERNACIONAIS, ENTRE OUTROS O PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA E A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA. O PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA OBRIGA NOSSO PAÍS A PROTEGER A VIDA DO SER HUMANO DESDE SUA CONCEPÇÃO E, ADEMAIS, OUTORGA-LHE O ESTATUTO DE PESSOA. O PROJETO, A DEMAIS, QUALIFICA ERRONEAMENTE E DE MANEIRA FORÇADA, CONTRA O SENSO COMUM, O ABORTO COMO ATO MÉDICO, DESCONHECENDO DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS, COMO AS DE HELSINQUE E TÓQUIO, QUE SÃO REFLEXOS DE PRINCÍPIOS DA MEDICINA HIPOCRÁTICA QUE CARACTERIZAM O MÉDICO POR ATUAR EM FAVOR DA VIDA E DA INTEGRIDADE “FÍSICA”.


DEVE-SE TER O MÍNIMO DE RESPONSABILIDADE PARA NÃO ENGRAVIDAR, USANDO METODOS ANTICONCEPCIONAIS, PARA QUE NÃO VENHA A PASSAR PELO DILEMA DE ABORTAR OU NÃO ABORTAR, E O PIOR, CONCLUIR QUE DEVE FAZER ISSO COM O SEU FILHO...



a Alemanha de Adolf Hitler foi o segundo estado no mundo que legalizou o aborto - nas nações ocupadas pelos alemães. O próprio Hitler sublinhou que "face à existência de famílias numerosas na população nativa, é para nós muito vantajoso que as raparigas e mulheres façam o maior número de abortos possível", ameaçando fuzilar "o idiota que quisesse introduzir legislação proibitiva do aborto nos territórios ocupados de leste".




O ABORTO É UMA AÇÃO RADICAL E DOLOROSA, NÃO DEVE SER INCENTIVADA, SÓ DEVE SER PERMITIDA EM CASO DE MÁ FORMAÇÃO FETAL OU SE A MULHER CONCEBEU SEM O SEU CONSENTIMENTO ( ESTUPRO) PORQUE NESTE CASO A MULHER NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE LEVAR A CABO UMA GESTÃO QUE ELA NÃO CONSENTIU.
OS MAIS FORTES DEVEM PROTEGER OS MAIS FRACOS, OS PAIS DEVEM PROTEGER OS FILHOS E NÃO MATÁ-LOS DEVEMOS FAZER CAMPANHAS PELO CONTROLE DE NATALIDADE QUE É DIFERENTE DO ABORTO. IMPEDIR A CONCEPÇÃO DA VIDA É MUITO DIFERENTE DE MATAR UMA VIDA EM FORMAÇÃO.VOCÊ JÁ PENSOU SE ESTE "RAPAZINHO" FOSSE O SEU FILHO, TÃO PEQUENO E INDEFESO.. A RAZÃO LEVA-NOS A CONCLUIR QUE O ABORTO É UM CRIME, PORQUE NÃO PODE SER NATURAL, HUMANO OU DIVINO, O ATO DE MATAR UMA CRIANÇA DENTRO DO VENTRE DA MÃE.
Essa matéria foi escrita e publicada por um amigo o Valdemir no blog "A morte Necrologia" http://mortehumana.blogspot.com/, minha intenção não é chocar e peço desculpas por fotos tão pesadas, mais eu gostaria de alertar só publiquei a realidade, a todos os amigos muito obrigada pela visita!