domingo, 6 de dezembro de 2009

Pet Terapia

Todos sabem que ter um bichinho em casa faz toda diferença! Mais e no hospital?
Melhor ainda!
A Pet Terapia é o uso da presença dos animais para fins terapêuticos, imaginem tal situação:
Quando uma criança é internada, ela saí do meio de convívio, fica num lugar estranho, com pessoas estranhas e sofrendo vários tipos de procedimentos, isso acaba afetando a saúde mental dela e de acordo com as pesquisas o dobro do que afetaria um adulto que entende a situação, acarretando danos futuros a criança (depressão, entre outros).
Para amenizar esse fato a Pet Terapia é utilizada com muito sucesso e não é só na pediatria não é aplicado a todas as idades, pesquisas indicam que ter um animalzinho em casa além de promover o bem estar, ainda previne estresse, doenças cardíacas, depressão, ajuda no desenvolvimento da afetividade, responsabilidade.
Na internação os benefícios da Pet Terapia são:
• Diminuição da pressão sanguínea e freqüência cardíaca
• Calmante e antidepressivo
• Melhora do sistema imunológico
• Estímulo da interação social
• Melhora da capacidade motora
• Diminui quantidade de medicamentos utilizada
• Melhora a auto-confiança e auto- estima
São realizadas visitas semanais aos hospitais com cachorros, coelhos, tartarugas entre outros, que além trazer conforto visam tirar o foco da doença.

E aí vão algumas dicas!
Quer conhecer melhor os efeitos de um animalzinho em sua vida?
Leia: Marley e Eu. A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo, de John Grogan.
É maravilhoso recomendo!

Quer conhecer mais sobre Pet Terapia?
Leia: Nanquim. Memórias de um cachorro de Pet Terapia, de Helena Gomes.
É a história real de um labrador que trabalhou no hospital de Santos, hoje Nanquim é aposentado.

Quer colaborar com o projeto Cão Terapeuta?
Adestre seu cão em SP no Parque da Água Branca (Barra Funda), Para fazer parte do Projeto, o cão deve preencher os seguintes pré-requisitos: Ser dócil e confiante, gostar de receber e dar carinho, estar vacinado e vermifugado, ter mais de 2 anos de idade, para maiores informações entre em contato através do telefone (11) 3571.8138 ou pelo e-mail faleconosco@caocidadao.com.br.

Agora se você ainda não tem um animal, adote um no centro de zoonose da sua cidade. O animal é adotado castrado, vacinado e vermifugado. http://www.queroumbicho.com.br

Eu tenhos os meus amores:
A Grande Pequena, uma Fila Brasileira que foi adotada da rua:



Meu Dachshund Melmam:


E o mais novo integrante da família Alex (que está dormindo no meu colo enquanto eu escrevo hehehe...) adotado do centro de zoonose de SP:

19 comentários:

kell disse...

oi lindona!! vim retribui o carinho obrigada!! já estou seguindo seu bloguinho muito lindo!!bjaum!!belo domingo pra ti!!

rouxinol de Bernardim disse...

Gostei destes exemplares. Contudo vi há dias num programa televisivo um hipopótama, um urso e uma piton serem tratados com um desvelado carinho que nem imagina!

Há que ser dócil e verificar que o amor tudo pode controlar!

não sei o q dizer disse...

Oi Jú!
tudo bom?
Novamente, ótimo post.
Lá na minha Casa de Repouso, pensamos em adotar um cãozinho... mas a idéia ficou inviável, não teríamos tempo para adestrar o cãozinho e dar um cuidado melhor.
Sou super a favor de animais, tanto q tenho 4 cadelas!rsrs

bjos

REGINA GOULART SANTOS disse...

Oi, Juliana!
Que bela iniciativa da pet terapia.
Bichinhos de estimação são tudo de bom.
E que suporte psicológico dão, não é verdade?
Eu já li Marley e eu e inclusive, vi o filme. Simplesmente maravilhoso.
Tive um amigo fiel, que infelizmente faleceu com 08 anos e meio, um cão goldenretriver chamado Rick. Foi amor incondicinal, e o bem que fez a todos nós, não tem preço.
Parabéns pela fofuras que você tem. São lindos.

Uma ótima semana,

Beijinhos

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Oi Lindona sumida, tudo bem? Muita correria? Esse era o meu tema do TCC desse ano, mas não rolou, o professor já tinha outro grupo com mesmo tema em outro facu e n tava gostando da maneira da gente abordar....mas é muito legal mesmo ver como um animalzinho transforma ambientes....bjão e boa semana.

Amiga do Cafa ( Celamar ) disse...

Ju...
Que delícia de post !
Amei seus bichinhos.
Bom.....prefiro o Alex. Fofíssimo.
Eu tenho uma gata vira-lata preta e branca, a Pitchula. Eu achei na rua. Ela cabia na minha mão quando eu trouxe pra casa . Minha gatinha
faz 15 anos agora em dezembro.
Os animais nos ensinam tantas coisas boas....
Adorei seu post !
Tomara que ele seja útil para muita gente adotar animais.
Imagino que no hospital eles sejam realmente muito úteis para os pacientes.
Amei o livro " Marley e Eu".
Beijão !

Dila disse...

Oi Ju, quanto tempo!!
Realmente acho que somos um pouco exóticas, por assim dizer...hahaha E fiquei um pouco triste por causa da Lili Allen sim..:(

Ah amei essa história da terapia de bichinhos, não sei se ja deixei claro no meu blog, mas sou vegetariana há 11 anos, pela causa animal. Amo animais, quase mais do que gente! rsrs

bjs bjssssssssss
DILA

Nova Civilização disse...

Juliana,

adorei o seu post. Também tenho dois amores, ou seja duas. Um pastor alemão e a outra mestiça de labrador. As minhas filhas amam de paixão e eu simplesmente adoro! Acredito muito na pet terapia.

Parabéns pelo texto!

Você conhece o blog mãe de cachorro? é muito interessante!
http://www.maedecachorro.com.br/

beijinhos,

Gisele

***Calcinha Fru-Fru*** disse...

Adoro bichinhos, mas moro em apartamento e meu marido não gosta. Mas quando eu tiver uma casa, vou adotar sim!

Bjs

Silvana Mello disse...

Obrigada pela visita e eplo carinho. Seus "filhinhos" são lindos" bjusss

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Háháháhá, entendi errado...ai ai ai, eu sou uma tonta mesmo, mas se vc achou "lindinho", tá valendo então, dâr pra mim, hehehehe

Suw Azul disse...

eu amooo animais..:D
ah pois ehh eu vo pensar msm no ke tu me disse meu post passado hehe..ando confusaaaaa

tu tem so esse blog?ou tem algum pessoal?

kell disse...

Oi ju queridona!!
manda a fotim que vou abrir uma brechinha pra vc ok?!!rsrs bjobjo
boa sorte lindona!!

Suw Azul disse...

hahahaha eu ri mto quando me mandaram akele negocio dos gatos ;PP falei la em ksa tb e td mundo fico criticandoo gato hahahahahahahah

kell disse...

Oi Ju!! arrasou na make heim?!! tá linda!! parabéns!!dia 20 vou postar as fotos no blog!!
imagima rir de vc sua boba rsrrs vc é poderosaaaaa!!bjobjo queirida Ju!!

Déia disse...

Aiiiiiiiiiii que legal!!

Pensei que isso so existisse nos EUA!!!

Imagino como deve ser bom ter um amigão de 4 patas te fazendo companhia no hospital!

Saudade imensa de vc!!

hj to lá no céu!
http://aceuabertodaboca.blogspot.com/

passa lá! bjs

Rafael Castellar das Neves disse...

Oi Ju!! Não li esse texto, mas vim aqui só pra dizer um "oi" e fazer uma visita...assim...como quem não quer nada..

Beijos!!

Rafa

***Mi*** ***Migliorati*** disse...

Amei saber sobre a Pet terapia muito interessante.
É impressionante como vc explica tão bem a sua profissão!!
Vc é uma enfermeira exelente. as suas explicações maravilhosas, e as suas histórias de vida interessante!!
xD Bjinhos

Anônimo disse...

Eu ainda estou estudando de você, mas estou melhorando a mim mesmo. Eu certamente amo estudar todas as coisas que está escrito no seu blog.Preserve as histórias por vir. Eu acarinhados -lo!