quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pílula do dia seguinte



O fármaco Levonorgestrel mais conhecido como pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, só deve ser usado na falha ou ausência de um método contraceptivo de barreira ou oral, pode ser comprado nas redes farmacêuticas sem necessidade de receita médica.
É encontrado em forma de dois comprimidos, um que deve ser administrado o mais rápido possível após o coito e outro que deve ser tomado após doze horas da administração do primeiro comprimido.
A recomendação é que seja feito o uso da pílula do dia seguinte até 72 horas após a relação sexual, quanto mais rápido possível maior o seu nível de eficácia:
- até 24 horas depois da relação as chances de evitar a gravidez são de 95%;
- de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;
- de 49 a 72 horas depois sua eficácia cai para menos de 50%.
Seu uso deve ser em casos específicos e esporádicos, por ter alta concentração do fármaco, ou seja, é uma bomba de hormônios no organismo da mulher, podendo levar a vários efeitos colaterais como náusea, vômitos, diarréia, dores de cabeça, edema, trombose, dores nas mamas, hipertensão, cólicas abdominais, sangramentos intermenstruais, intolerância a lentes de contato, depressão além lógico de desregular o ciclo menstrual. Estudos apontam que com seu uso frequente a mulher poderá enfrentar problemas futuramente quando quiser engravidar.
Não é recomendado o uso a mulheres que apresentem hipertensão, problemas vasculares, histórico de trombose familiar, tabagistas, e concomitante à ingestão de álcool.
Ao contrário do que as pessoas falam o Levonorgestrel não é um fármaco abortivo, ele não permite que o óvulo se agregue a superfície do endométrio, onde será fecundado e também dificulta a passagem do espermatozóide pelo colo uterino, uma vez que houve a fecundação ele perde seu efeito, a cada 100 mulheres que tomam a medicação no tempo estipulado 5 acabam sendo fecundadas.
Vale ressaltar que ela não previne doenças sexualmente transmissíveis.
O método contraceptivo mais recomendado é o uso do preservativo (camisinha, camisa de Venus), pela sua eficácia na prevenção que abrange tanto doenças sexualmente transmissíveis como uma concepção indesejada.




VOCÊ SABIA?
Que as probabilidades de você adquirir o vírus do HIV em uma relação sexual anal, são maiores do que em uma penetração vaginal e que os riscos da penetração vaginal, são maiores do que em sexo oral? De todo modo previna-se em qualquer tipo de relação sexual use camisinha!


Atendendo a sugestão da Natália do “Se” espero que você tenha gostado!
Muitos beijinhos minha querida, e a todos os outros amigos.

10 comentários:

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Obaaaaaa, a primeira a comentar, uhuhuhuhu...então, eu te perguntei pq acho que vc é a pessoas mais indicada pra me esclarecer sobre o fato, pesquisa na net é confusa....é que fiquei confusa com aquela história de aborto do meu irmão e pq eu já precisei tomar duas vezes essa pílula, tinha me precavido com camisinha, mas sabe qd vc fica com a impressão que que a "bonita" estourou? Como n tomo anti concepcional, na dúvida tomei essa pílula.....bom, brigada pela atenção, e qd quiser...pode pedir um post lá tb, bjos

Déia disse...

Ótima informação! Tem gente tomando como se fosse método anti concepcional e desconhecem a informação que a pílula vai perdendo a eficácia qso usada assim... Fora a bomba de hormônios que colocam pra dentro, né?

Teu sobrinho mandou bjinho pra "tia femela" rsrsrs traduzindo : enfermeira kkkkk

bj

Nova Civilização disse...

Olá Juliana,

gostei muito do seu blog. Parabéns pelo post.Muitas meninas, hoje, fazem dessa prática uma solução para os seus problemas. As informações estão muito claras!
É bom ver profissionais que amam o que fazem, pois quando nos dedicamos com amor tudo fica mais fácil e bem feito. A enfermagem vem a ser uma profissão do coração, da alma. É amor e servidão, pois quando servimos a quem nos confia, não só o seu corpo físico, mas principalmente o seu coração precisamos estar em perfeita harmonia ao dom que Deus nos deu!

Parabéns,

Gisele.

Ju disse...

Adorei o post. Belo esclarecimento!

Imagino quantos efeitos colaterais realmente ela deve causar. Hormônio é complicado demais!

Espero nunca precisar tomar! rsrs

bjo

Blog do Óbvio - Manoel disse...

, nota dez para o seu esclarecimento. Quando eu digo que essa menina fôfa é minha amiga de utilidade pública, podem acreditar. Beijocas com muito carinho. Mano.

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Queria pedir humildemente pra tú dar olhada lá meu no blog e me ajudar numa dúvida cruel. Bjos.

Blog da Fatima disse...

Ju...
ótimo post..muito esclarecedor.
Eu ao longo da minha vida sexual..(que faz muitos anos..rsrsr) tomei 2 vezes só!!
E desrregulou todo meu ciclo, e naquele mes tive mta dor de cabeça.
Só deve ser toamdo em casos extremos mesmo!!

Bom final de semana...

Bjos no ♥

não sei o q dizer disse...

olá... resolvi procurar um blog de enfermagem e encontrei o seu! parabéns! muito bem escrito...

só uma critica: acho super errado o modo de que as mulheres tomam o Levonorgestrel. Minha ex cunhada tomou e ficou um um sangramento estranho por uns 3 meses (na época, acho q eu nem fazia enfermagem). É tão fácil pegar camisinha do posto;é grátis!! Ou a mulher se prevenir com contraceptivo dado no posto tb.

Em casos forçados ao ato sexual, até concordo. Mas sabemos q muitas foram por puro impulso do momento.

Bom,é isso. Gostei do seu blog e vou acompanha-lo.

não sei o q dizer disse...

é.... ainda estou aprendendo a ser enfermeira, sou formada ha quase 2 anos. Gostei do seu blog por isso, li alguns post (o da gravidez foi sensacional); e quero aprender a ser mais paciente, dar melhor o bem estar. Ainda tenho dificuldades com meu jeito... enfim, espero aprender isso logo.

bjo, ótima semana.

ah! Pode me chamar de Nari, rs

Leidi disse...

Oi!
Amei o post da pílula, eu to grávida msm tomando pílula do dia seguinte e pílula comum.
Ah pq tomei do dia seguinte, se eu tomava pílula, sabe qndo vem aquela voz no seu ouvido e fala vc tá grávida! Foi então q decidi tomar tinha menos de 3 hs dps do fato e nada adiantou. Minha pílula falhou por causa de interação com cortisona.
OH DELÍCIA!
Beijos e obrigada pelo comentário no meu!