quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NUTRIÇÃO


Os conceitos de nutrição baseiam-se na:
Lei da quantidade (não adianta comer o insuficiente).
Lei da qualidade (devem-se diversificar os nutrientes).
Lei da harmonia (deve haver combinações corretas).
Lei da adequação (deve se ingerir alimentos de acordo com suas necessidades pessoais).
Numa dieta comum, sem adequação de necessidades especiais como diabetes, hipertensão e outros... Um indivíduo deve consumir:
55% de carboidratos (Energéticos), massas, batata, açucares, arroz, milho e etc.
40% de reguladores (Vitaminas, fibras, minerais e água.), frutas, verduras, legumes e etc.
15% a 20% de proteínas (Construtores), leite, derivados do leite, carnes, ovos, soja, feijão e etc.
20% a 25% de lipídios (Energético extra), óleos e oleaginosas e etc.
Muitos vivem de dietas e se privam de doces entre outros, o segredo está na quantidade e adequação, não é necessário privar-se de nada!
O prato mais comum do dia-dia do Brasileiro está extremamente adequado, há um componente de cada nutriente em geral, a dieta deve ser distribuída em seis refeições diárias.
Uma dieta correta baseia-se também na quantidade de exercício físico praticado, uma pessoa sedentária não deve ingerir grande quantidade de carboidratos, pois não haverá um grande gasto de energia, o que gera as tão odiadas gorduras localizadas.
Vale lembrar também, que não deve haver o uso de adoçantes por pessoas que não possuam necessidades especiais como diabetes, pois o organismo necessita de glicose, e pode haver um distúrbio relativo à falta do nutriente, o açúcar deve ser usado em pequenas quantidades, assim como o sal.
Alimentos diet. muitas vezes possuem o dobro de calorias a mais que os alimentos normais para compensar a ausência do açúcar, então como podem ser usados em uma dieta para emagrecimento? Eles foram desenvolvidos especialmente para pessoas portadoras de diabetes.
Os alimentos para serem considerados light de acordo com a ANVISA devem conter no mínimo 25% de redução de um nutriente, podendo ser ele qualquer um (vitaminas, minerais e etc.), mas o mais comum na redução são as gorduras.
Aí vai uma dica, fim de semana pode comer aquele brigadeiro, torta, bolo mais uma fatia pequena de modo a saciar o desejo. Uma mulher bonita não é aquela que se adéqua a um padrão de beleza magra esquelética, estamos no Brasil mulheres bonitas aqui tem um corpo normal bem torneado e cheio de curvas, por esse motivo somos admiradas em outros países.
Sem crises e sem distúrbios alimentares, praticando uma caminhada de 40 min. Ao fim ou ao começo do dia estaremos sempre em dia com a balança!

VOCÊ SABIA?
Que quando há histórico de hereditariedade da diabetes, se o individuo praticar uma caminhada diária ele reduz 50% às chances de desenvolver a doença.

10 comentários:

Ju disse...

Oi de novo!!! :D

Pois é... eu vivo dizendo isso pro meu pai. Ele tem mania de fazer essas dietas radicais. Porque ele tem unas taxas alteradas e tal... mas ele não procura um nutricionista, vai parando de comer o que ele acha que não pode e pronto. Enfim...

Agora, é meio complicado manter uma dieta equilibrada. Eu, por exemplo, como muito pouco. Meu estômago não suporta mesmo muita comida de uma vez... então... um prato com salada, verdura, arroz, feijão e carne... acaba sendo um pouquinho MESMO de cada... pelo que ouço falar sobre quantidades, principalmente em relação às verduras, legumes e frutas, não dá não, hein?!

Se for pra comer a quantidade certa, vou comer só salada e verdura! rsrs

Em relação à diabetes... tem como saber num rótulo de alimento quanto de açúcar ele tem?! Eu já vi especificado em sacos de balas... fala o valor energético e depois diz: "destes, "x" g são de açúcar". Existe um cálculo que se possa fazer, ou é esperar essa prática se estende a outros alimentos?!

Bjo

Amiga do Cafa ( Celamar ) disse...

Sobre a diabetes, não, eu não sabia.
Interessante. Eu adoro caminhar. Amo andar.
Gosto de natação. Vivo sempre dizendo que vou voltar e nada.
Procuro me alimentar sem exageros.
Agora quanto ao açucar..já me acostumei com adoçante.
Mas de vez em quando, como chocolate. Amo.Não dá para resistir.
A foto do post está apetitosa. Hummmmm....
Beijão !

Asdrubal Cesar Russo disse...

Muitobom o artigo!
Gostaria de saber se posso utilizar no meu blog:
http://blogdopsf.blogspot.com

Abçs

Déia disse...

Ótimo post!!

Preciso aprender a comer! rs
bj

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Vivo de regime, mas nunca me acostumei com adoçante, ainda bem né...sério, prefiro beber café sem açucar e sem adoçante, acho que este deixa um gosto amargo na boca. Outro problema que tenho é que n suporto leite desnatado, mas leite integral engorda e ultimamente tem me dado azia, então n bebo mais leite, mas como conseguir cálcio...difícil ter uma dieta balanceada em época de provas e TCC.

Ju disse...

Oi, Ju! Obrigada pelo oferecimento... vou perguntar pra ele quais são as taxas que ele tem alteradas e tal... acho que nem ele sabe direito
rsrs

Bjo

Asdrubal Cesar Russo disse...

Prezada Juliana

Já publiquei o sua artigo sobre nutrição no: http://blogdopsf.blogspot.com
Veja se está em conformidade com o seu texto original e os créditos da sua autoria.
Abçs

Amiga do Cafa ( Celamar ) disse...

Hummmmmm esse pratinho está apetitoso !! risos.
Amo suco de melância e beterraba.
Obrigada pela sua participação !

Beijosssssssssssssss

***Calcinha Fru-Fru*** disse...

Oi Ju!!

Então é enfermeira, gostei da sua participação lá no Calcinha! Agora lendo o seu post, coloquei um agora a pouco falando disso, da pirâmide!

Voltarei sempre

Bom final de semana pra você!!

Bjokas
Ana Dell'Aquila

***Mi*** ***Migliorati*** disse...

Alimentos importantes p/ saúde isso que eu preciso come, toma vergonha na cara e imagresse!!!kkkkk..... Ta dificil mais eu ainda vo consegui xD