terça-feira, 11 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA H1N1

Depois de ouvir tantas dúvidas e comentários, vim esclarecer sobre a nova gripe H1N1.
O motivo pelo qual ouve recesso das aulas é ironizado muitas vezes, eu conheço um médico que diz “Quando matriculamos uma criança na escola a mandamos para guerra.” Em ambientes fechados como a sala de aula a contaminação por vírus e bactérias é mais facilitada, e crianças não costumam ter nojo de nada, logo um coleguinha colocou um lápis na boca e o outro também fez o mesmo.
Em aglomerados principalmente em ambientes fechados, corremos maiores risco.
O vírus do H1N1 provoca uma gripe mais forte que a comum, produz praticamente o dobro de muco no pulmão e febres mais altas, mais isso não significa que já seja necessário todos em quarentena ou de máscaras nas ruas.
A nova gripe afeta principalmente mulheres grávidas devido a mudanças no organismo das mesmas, para que o feto desenvolva sem intolerância do organismo da mãe a resistência da gestante é reduzida, normalmente uma gestante sente falta de ar, principalmente nos últimos meses de gestação, pois para haver o aumento do útero o pulmão muda um pouquinho de lugar fica elevado, apertadinho, ocasionando assim a pouca entrada de ar e uma respiração mais superficial, por haver pouco espaço, com o dobro de muco que o pulmão produz por causa da gripe suína dificulta muito a respiração das mesmas, causando até uma parada respiratória.
Em caso de gestantes, idosos e crianças a resistência pode estar enfraquecida por isso são suscetíveis não só a essa, mais a várias outras doenças.
O porquê do governo não disponibilizar a vacina ainda?
Um vírus sofre mutação cada vez que muda de hospedeiro, ficando mais forte, então ainda não foi confirmada a eficácia da vacina, mais em relação à distribuição de medicamentos e controle de epidemias o Brasil é um país de referência.
Vão aí algumas dicas:
Quando usar transportes, freqüentar ambientes públicos, ou entrar em contatos com outras pessoas lave bem as mãos e evite colocá-las na boca, olhos, e nariz.
O álcool gel deve ser usado no máximo três vezes seguido, pois na quarta já não consegue ter a mesma função que a lavagem de mãos com água e sabão.
Deve ser usada sempre a técnica de lavagem de mãos correta, pois pesquisas comprovam a ineficácia da lavagem de mãos quando inadequada.
Promovendo a saúde, preveniremos uma possível epidemia.









VOCÊ SABIA?
Quando as crianças estão gripadas costumam sentir falta de apetite, isso ocorre porque o pulmão produz um muco para eliminar o vírus, esse muco é composto de proteína, geralmente as crianças acabam engolindo esse muco, isso dá a elas sensação de saciedade, então em casos de falta de apetite não obrigue a criança a comer mais sim ofereça líquido para fluidificar o muco.

11 comentários:

DE VEZ EM QDO VENHO AQUI disse...

adorei as dicas!!pois é a gripe ta feia, eu estou gripada, mas to bem, meu colega la de onde faço estágio, está com essa H1N1,tadinho, mas ta se recuperando bem...
ah minha filha é linda mesmo, tenho 2,uma de 12 (Julia) e (Carla) 5 anos,aliás, as 2 sao lindas!
me separei em 2007,a de 12 mora com o pai a 30 km da minha cidade aqui Palotina/Pr e a de 5 mora comigo e meus pais...estou me formando e estudando pra concurso ,logo serei assistente social...

bj e ótima semana!!!vc é especial!!

Déia disse...

Aiai.. como é bom "falar" com quem entende!
Obrigada pelas ricas dicas!! e esclarescimentos!

Vc é meu orgulho!!

bjs

DE VEZ EM QDO VENHO AQUI disse...

kkk, q mundo pqno!!!!pois é, tenho muitas primas gauchas, catarinenses, cariocas,etc,mas eu, sou alagoana,kkk
mas todos pensam q sou daqui, pq acham q la´só tenham mais negros, mulatos,indios, tb tem, claro, nao tenho nada contra,tenho primos de td q é jeito,kkkk
q legal q vc reatou com seu ex,o meu ex quis, mas eu nao quis mais, estou namorando um separado tb,q tem 2 filhos, está em ctba, mas virá pra cá,entao, me avisa ,depois te dou o endereço pra vc vir aqui!!q legallll, adorei ,ebaa!!bjs e até breve!!

DE VEZ EM QDO VENHO AQUI disse...

ah e vc é linda menina!!nao é só aqui nao!!ai tb tem mulher bonita,em todo o canto tem,brasil é lindo!!!
bjssssssssss
venha mesmo!

DE VEZ EM QDO VENHO AQUI disse...

ah sou prima do aldo rebelo,o deputado do pc do b,ele é deputado por sao paulo, tenho outros parentes conhecidos no meio artistico tb, mas nao tenho contato, meu avo q tinha, mas faleceu.

Se o "se" não tivesse ficado só no "se" disse...

Nossa, muito útil esse post sobre a gripe, eu mesma, não sabia da "validade" do alcool em gel, valeu mesmo, acho até que vou imprimir e colocar no mural de casa e do trabalho. Vou mandar pra alguns amigos neuróticos também.

Ah, e tem meme pra vc lá no blog..

Blog do Óbvio disse...

Juliana, minha querida amiga, valeu muito essa postagem. Muito séria e bem explicativa. Adorei. Um fraterno beijo terapêutico. Manoel.

Estela disse...

Juliana, o Manoel, do blog do óbvio me indicou seu blog.
Li e adorei, pois, trabalho como técnica em radiologia, sou formada somente a 3 anos, mas tenho muita curiosidade sobre enfermagem... Pergunto tudo aos seus colegas no hospital, principalmente no CTI. Alguns respondem mal, outros gostam de explicar e o fazem com o maior carinho, justamente o que você faz aqui no seu blog. Isso me deixa muito feliz, por que acho que muitas vezes o que adoece um povo é a falta de informação.

Eu tenho muita vontade de retornar a faculdade (fiz 4 períodos de Educação Física), mas quando retornar, já me decidi, vou fazer enfermagem, pois, considero uma profissão, apesar de toda a dificuldade, muito nobre.

Nobre também, Juliana, é esse teu blog... Parabéns pela nobreza!!

Sou sua nova seguidora.

Beijos, fica com Deus!!

In-Vestida disse...

Puxa, adorei as dicas! Tem muita coisa que não sabia.
Consegui "acabar" de mudar. Estou muito cansada ainda. Tem promo ção no meu site de vendas, quando tiver um tempinho passa no meu blog. Bjusss

Juliana Migliorati disse...

Pessoal estou meio sem tempo, mais nesse fim de semana publico o meme da Natalia obrigada, comento as novidades dos blogs e publico o selinho da Ju obrigada tbm!
Meus agradecimentos a tds os amigos tão carinhosos que comentam meu diário sempre!
E muitos beijinhos a tds vcs, não sabem o tamanho do meu sorriso quando leio os recadinhos!

Anônimo disse...

How do you play Barcelona in this year?